Visitas

27 de outubro de 2009

Guia do utilizador da BE

Durante o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares estivemos a divulgar o nosso guia do utilizador em várias sessões de formação para alunos do 2º e 3º ciclos na escola sede do Agrupamento. Deixamos aqui o guia para leitura posterior.

Este é um importante instrumento para melhor utilizares a tua biblioteca e não te esqueças que podes sempre contribuir com as tuas críticas e sugestões para enriquecer e melhorar o seu funcionamento.

Dia das Bruxas - 31 de Outubro

Embora toda a gente pense que esta festa nasceu na América, onde as crianças saiem à rua mascaradas de fantasmas, bruxas e morcegos, à procura de rebuçados e chocolates - as origens deste dia têm mais de 2500 anos e encontram-se, na Europa, nas antigas tribos Celtas que viviam na Irlanda e na Escócia. Para os Celtas, o dia 1 de Novembro marcava o início do Ano Novo e a chegada do Inverno.

Nesta comemoração os Celtas acreditavam que as almas dos seus entes queridos mortos, vagavam por todo o ambiente, incluindo também os fantasmas e as bruxas. A fim de espantar os espíritos considerados maus, eles usavam máscaras, faziam pequenas fogueiras e esculpiam um nabo (naquela época utilizavam o nabo no lugar da abóbora) colocando no mesmo uma chama.

A comemoração do Dia das Bruxas é o resultado da colagem, ao longo dos tempos, de costumes e tradições. O nome Halloween é uma abreviatura do inglês "All Hallows Eve" e é comemorado na madrugada de 31 de Outubro para 1 de Novembro.
Diz-se que as bruxas andam à solta nessa madrugada mas segundo parece não vêm sozinhas... a fazer-lhe companhia costumam estar gatos pretos, morcegos e lanternas, alguns dos símbolos do Halloween.

Conheces o significado desses e de outros símbolos do Halloween? No sítio Site Júnior podes encontrar mais informações sobre este dia.


Procura aqui saber a história de Jack o’ Lantern e da tradição das abóboras.

Deixamos-te também um pequeno vídeo assustador (aqui) e algumas receitas de Halloween bem deliciosas... Dicas para festas... desenhos para colorir... e alguns jogos e livros que podes encontrar na tua biblioteca:

E não te esqueças de participar, na sexta-feira (dia30), no desfile e no concurso de máscaras de Halloween que a escola está a organizar.

26 de outubro de 2009

Comemorar a República - Concursos

A Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, o Plano Nacional de Leitura e a DGIDC conceberam vários concursos que se destinam a premiar trabalhos concebidos e elaborados nas escolas sob a orientação dos professores.

Os concursos estão abertos aos diversos níveis de escolaridade (1º ciclo do ensino básico, 2º ciclo do ensino básico, 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário) e podem participar alunos a título individual, grupos de alunos ou turmas.

Sugere-se que professores e alunos interessados contactem a Biblioteca Escolar para proceder ao seu registo e submetam as suas candidaturas. Para conhecer melhor os objectivos e regulamento de cada concurso, podem consultar: http://www.centenariorepublica.pt/escolas/concursos-abertos


Bom trabalho!

Concurso "Há vida na Biblioteca!"

O Plano Nacional de Leitura, a Rede de Bibliotecas Escolares e a VISÃO Júnior organizam um concurso que desafia as escolas a fazerem reportagens sobre as suas bibliotecas.

A iniciativa permite que todos fiquemos a conhecer melhor o que se passa nas bibliotecas das escolas e possibilita, a quem participar, treinar ferramentas utilizadas diariamente pelos jornalistas.

O Concurso Há vida na biblioteca está aberto à participação de todas as escolas do ensino básico. A melhor reportagem será publicada na VISÃO Júnior de Junho e a equipa/ turma que a realizou terá a possibilidade de fazer uma visita de estudo à redacção da revista.

Como se podem inscrever?
Basta enviar um e-mail para vjuniorbibliotecas@impresa.pt, indicando o nome do professor responsável pelo grupo, o nome de todos os participantes e o nome e contactos da escola. As inscrições estão abertas até 27 de Novembro.
Mais informação disponível em VISÃO ONLINE
Participa!

20 de outubro de 2009

Uma "nova" Biblioteca no Agrupamento ????

Novidade...

...vai brevemente abrir uma "nova" biblioteca no nosso Agrupamento. Aí podem encontrar vários recursos que poderão ser bastante úteis a todos ( professores, alunos, pais e encarregados de educação).

Deixamos desde já uma sugestão do que se pode encontrar nessa "nova" biblioteca.
Basta clicar no link:
http://www.nonio.uminho.pt/webquests/index.php

Não deixem de estar muito atentos!!!

A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas

Durante esta semana chegou, com pós de perlimpimpim, aos alunos das escolas EB1 do nosso Agrupamento, a história "A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas" da autora Luísa Ducla Soares.

Em todas as bibliotecas a Fada Palavrinha fez magia e, com a sua varinha de condão, pôs todos os meninos "a pensar e a ter imaginação". Não faltou o gigante com grande apetite a fazer-lhe companhia...

Depois de ouvir a fantástica do história do rei que gastou todo o seu dinheiro numa biblioteca, os alunos fizeram várias actividades e alguns até escreveram um pequeno texto sobre o tema "A minha biblioteca".

Não faltaram também os conselhos sobre os cuidados a ter com o "livro" e algumas regras fundamentais de funcionamento da biblioteca.
Deixamos também uma ligação para vários recursos educativos que estão ligados à Fada e ao Gigante, um projecto da Câmara Municipal de Évora.
Boas Leituras!!!

E ainda nas Comemorações...


Os alunos do 3º e 4º anos das várias escolas do nosso Agrupamento tiveram oportunidade de assistir nas suas bibliotecas a uma pequena apresentação sobre a implantação da República. No final, realizaram várias actividades e alguns até exploraram o sítio Jogar e Aprender que o Museu da Presidência disponibiliza, com imensos jogos e outras actividades sobre o Palácio de Belém, os Símbolos Nacionais e os diferentes Presidentes da República.

Deixamos aqui algumas imagens desses momentos:



República nas Escolas



Este sítio é um importante recurso para as comemorações do centenário da implantação da República. Podem aí encontrar imagens, curiosidades e personalidades da época, concursos, actividades desenvolvidas pelas várias escolas, cronologias...

Não deixem de o visitar!

12 de outubro de 2009

Centenário da República - 1910/2010

Considerando a proclamação da República um momento importante da história nacional, que marcou profundamente a sociedade, a educação e as instituições de Portugal, a Biblioteca Escolar em articulação com os grupos disciplinares de História (3º ciclo) e História e Geografia de Portugal (2º ciclo) irá coordenar e organizar várias actividades ao longo do presente ano lectivo.
Estas comemorações constituem uma oportunidade para aprofundar os valores e o ideário republicanos, em especial no que diz respeito à participação social e política e à promoção do progresso social, económico e cultural de Portugal.


Iniciámos as comemorações no nosso Agrupamento com uma conferência para os alunos do 9º A e da Turma + que contou com a presença do professor Florival Baioa.
Ficam aqui algumas imagens para recordar:


Outubro - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares



Biblioteca Escolar- Um mundo ao teu alcance


é o nosso lema para comemorar este mês.

Fiquem atentos às actividades e propostas para este ano.