Visitas

28 de fevereiro de 2010

Semana da Leitura 2010

"A Semana da Leitura 2010 será um espaço de união e um tempo de partilha que contará com todos a ler". [in PNL]

Esta indicação do Plano Nacional de Leitura serviu de base para a planificação de todas as actividades deste ano. Por isso, durante duas semanas, vamos partilhar e "celebrar" a leitura no nosso Agrupamento.

Ver folheto de actividades aqui.

26 de fevereiro de 2010

Literacia da Informação e TIC no 1º ciclo do Agrupamento

Ainda neste mês, em todas as escolas do Agrupamento e para os alunos dos 3º e 4ºanos, a Biblioteca Escolar realizou várias sessões de formação de utilizadores nas áreas da literacia da informação e das TIC. Com a ajuda do "magalhães", os alunos realizaram alguns exercícios onde aplicaram as principais regras para elaborar uma bibliografia. São esses momentos que retratamos:


24 de fevereiro de 2010

LITERACIA VISUAL

A biblioteca tem vindo a realizar nas escolas do Agrupamento actividades que promovem as diferentes literacias. Existem várias formas de literacia, como por exemplo a literacia visual que temos vindo a apresentar sob forma de pequenas histórias em vídeo que permitem desenvolver competências narrativas juntos dos nossos alunos. Para um melhor esclarecimento do que se entende por literacia, transcrevemos do site da Rede Bibliotecas Escolares uma definição:

“O que é a literacia?

Por literacia entendemos uma combinação de competências e de conhecimentos que torna o indivíduo capaz de dominar todo o tipo de mensagens, independentemente do suporte. "(…) ser capaz de ler não define a literacia no complexo mundo de hoje. O conceito de literacia inclui a literacia informática, a literacia do consumidor, a literacia da informação e a literacia visual… Por outras palavras, os adultos letrados devem ser capazes de obter e perceber a informação em diferentes suportes. Além do mais, compreender é a chave. Literacia significa ser capaz de perceber bem ideias novas para as usar quando necessárias. Literacia significa saber como aprender”.
STRIPLING, Barbara K., ERIC,1992, in CTAP Information Literacy Guidelines K-12 –in RBE


23 de fevereiro de 2010

Colóquio "O Centenário da República - 1910/2010"

Lembramos que amanhã, dia 24 de Fevereiro, pelas 21 horas, irá realizar-se no auditório da Biblioteca Municipal de Beja um colóquio integrado nas actividades de comemoração do Centenário da República do nosso Agrupamento e que contará com as participações dos seguintes oradores e respectivas palestras:
Florival Baiôa Monteiro - "Beja no Tempo da República"
Manuel Baiôa - "A 1ª República e a Construção da Democracia em Portugal"
Mendo Castro Henriques - "Monarquia Democrática".

22 de fevereiro de 2010

E-book sobre o 5 de Outubro de 1910

Divulgamos um recurso on-line que poderá ser útil para o desenvolvimento de projectos ligados às comemorações do Centenário da Implantação da República. Este documento é um e-book disponibilizado pelo Project Gutenberg que poderá consultar aqui.



Título: A Revolução Portugueza: O 5 de Outubro (Lisboa 1910)
Autor: Jorge de Abreu
Data de edição: 1912

Concursos do Centenário da República: alargamento do prazo de participação

Dada a temática aglutinadora do nosso Agrupamento e face aos trabalhos que estão a ser elaborados, a Biblioteca Escolar divulga o prolongamento dos prazos para submissão de projectos que a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República apresenta para os seguintes concursos:

«O meu blogue da República» destina-se a premiar blogues sobre o tema da implantação da República Portuguesa. De 15 de Outubro de 2009 a 26 de Março de 2010

«A República em...» destina-se a projectos que se dediquem à história local. Os trabalhos apresentados: blogues, páginas Web ou outros suportes digitais, deverão incluir informação relevante sobre a República, relacionada com o município em que a escola pertence e contextualizada a nível nacional. De 15 de Outubro de 2009 a 26 de Março de 2010

«Desde quando verde combina com vermelho? A minha t-shirt da República» que tem por objectivo a criação de uma t-shirt original que celebre o Centenário da República. As t-shirts vencedoras farão parte dos produtos de merchandising do Centenário da República.
De 23 de Novembro de 2009 a 26 de Março de 2010

Regulamento, formas de participação ou outras informações em:

18 de fevereiro de 2010

LEITURAS DE SÃO VALENTIM

A biblioteca comemorou o dia dos namorados com diversas actividades de leitura e escrita. Foram lidos poemas de autores portugueses e ingleses em ambientes digitais, produzidos textos em suporte impresso e digital, trocou-se correspondência e projectou-se o filme a "Lagoa azul". O registo dos diferentes momentos pode ser visto nas imagens seguintes:


11 de fevereiro de 2010

REVISTA VISÃO COMEMORA CENTENÁRIO


A revista Visão editou um número especial dedicado ao Centenário da República. O documento já se encontra disponível para consulta local na biblioteca. Os textos abordam questões relacionadas com a vida quotidiana, apresenta fotografias de época de Lisboa e Porto, e inclusive faz uma referência ao nascimento do futebol no nosso país. Clique no livro digital e veja algumas das páginas.


10 de fevereiro de 2010

História & Memória: novo portal de pesquisa


Para pesquisar a História e a Memória da 1ª República, o portal do Centenário disponibiliza um novo sítio onde podemos encontrar cronologias, fontes e bibliografias, sítios web e recursos digitais, biografias, iconografias entre outros documentos que nos ajudam a melhor conhecer este período da História de Portugal.
Para aceder segue o link da barra lateral do nosso blogue ou clica na imagem. Boas pesquisas e bom trabalho!

9 de fevereiro de 2010

Actividades do Dia Europeu da Internet Segura (2010)

Durante esta semana (8 a 12 de Fevereiro) a Biblioteca Escolar desenvolve nas escolas EB1 do Agrupamento sessões de sensibilização dos alunos do 3º e 4º ano para as questões da segurança na Internet.
Pensa antes de publicar: é o tema deste ano e, por isso, foram apresentadas aos alunos várias situações (6 Alertas) que ocorrem, com alguma frequência, quando usam o computador e a Internet. De seguida, os alunos reflectiram conjuntamente sobre cada uma delas respondendo à questão: O que farias?

No dia 9 de Fevereiro, na escola sede, foram desenvolvidas também actividades na biblioteca escolar em articulação com o grupo disciplinar de Informática e com os alunos do Curso de Educação e Formação de Informática que organizaram uma exposição sobre o tema.

"Dia dos Namorados na Biblioteca" - Programa


ImageChef.com Poetry Blender

Exames e Provas de Aferição

A biblioteca dispõe de um conjunto da recursos de apoio aos exames de 9º ano e às provas de aferição de 4º e 6º anos. Os documentos foram oferecidos pela Porto Editora e são um preciso auxiliar para professores e alunos prepararem as respectivas provas. Os documentos encontram-se na biblioteca e podem ser requisitados ou fotocopiados por áreas de interesse.

8 de fevereiro de 2010

Internet Segura e Literacia Digital - Recursos

Na sociedade em que vivemos, a chamada Sociedade da Informação, as novas tecnologias estão bem presentes. A Internet é-nos muito útil para trabalhar e muitos recorrem a ela para ocupar os seus tempos livres. O correio electrónico (email), as redes sociais, as salas de conversa (chatrooms) e os programas de mensagens instantâneas são para muitos jovens e adultos o seu passatempo preferido. No entanto, convém não esquecer que é necessário conhecer as regras básicas para utilizar a Internet com segurança.
Por isso, a Biblioteca Escolar disponibiliza recursos da SeguraNet(na barra lateral direita do blogue) sobre esta temática da segurança na Internet não só para os alunos e professores mas também para os pais e encarregados de educação. As actividades promovem a literacia digital e podem ser explorados na sala de aula ou em casa com a família.
Publicamos também o Guia Prático para Professores da SeguraNet:


Dia Europeu da Internet Segura

Assinala-se amanhã, dia 9 de Fevereiro de 2010, o Dia Europeu da Internet Segura.



[In SeguraNet]
Alguns conselhos para Navegar Seguro aqui (com som):

Literacia Científica

As Ciências vão à Biblioteca

As Bibliotecas do Agrupamento e o Centro de Recursos Experimentais (CRE) que funciona na sala 22 da escola sede, desenvolveram uma actividade conjunta intitulada as “Ciências vão à Biblioteca”. Com o objectivo de fomentar o desenvolvimento da literacia científica dos nossos jovens alunos do 1º ciclo realizaram-se várias experiências em todas as escolas do Agrupamento. Foram apresentados diversas obras que pertencem à colecção de cada uma das bibliotecas e de seguida realizaram-se experiências relacionadas com catástrofes naturais, como por exemplo os sismos e as erupções vulcânicas. A coordenadora do projecto CRE, professora Dulce pinto, acompanhou os responsáveis pelas bibliotecas, divulgou junto dos intervenientes a sala e monitorizou as diferentes experiências privilegiando a experimentação.

4 de fevereiro de 2010

Conhecem a GIGGLE?

É uma revista de publicação mensal em formato digital – que pretende ir ao encontro das crianças e jovens e dos seus interesses através de um instrumento que conhecem e dominam muito bem: o computador.
Giggle é uma iniciativa inovadora porque um dos seus objectivos é ser uma empresa neutra em emissões de carbono.
Existem duas revistas on-line:

- GIGGLE TWEENS - dirigida às crianças e adolescentes

- GIGGLE FAMÍLIA - dirigida aos pais e famílias.
As duas revistas têm o apoio do Plano Nacional de Leitura e apresentam sugestões sobre moda, música, leitura, desporto, passeios, viagens, festas, actividades, entrevistas, informação e propostas de ocupação de tempos livres.

A partir de hoje podes encontrar estas revistas digitais na barra lateral do nosso blogue. Já está disponível a edição online de Fevereiro das duas revistas que põe em destaque o Carnaval.

Constituição da República

“Em 11 de Março de 1911, o Governo Provisório da República Portuguesa procedeu à publicação de uma nova lei eleitoral (destinada a substituir a lei do governo de Hintze Ribeiro de 1895, conhecida como a «ignóbil porcaria»), tendo em vista a realização de eleições para a Assembleia Nacional Constituinte (ANC), o que se verificaria em 28 de Maio de 1911. Foram eleitos 226 deputados, na sua grande maioria afectos ao Partido Republicano Português, o grande obreiro do 5 de Outubro, tendo a Assembleia iniciado os seus trabalhos em 19 de Junho de 1911, sob a presidência do venerando Anselmo Braamcamp Freire; na sessão inaugural, declarou abolida a Monarquia e reiterou a proscrição da família de Bragança; sancionou por unanimidade a Revolução de 5 de Outubro e declarou beneméritos da Pátria os que combateram pela República; conferiu legalidade a todos os actos políticos do Governo Provisório, elegendo de seguida uma Comissão que ficou encarregada de elaborar um Projecto de Bases da Constituição.”
in Wikipédia

A Constituição da República pode ser consultada em: ver recurso




1 de fevereiro de 2010

Fotos da Evocação da Revolta Republicana 31/Jan/1891

No passado fim de semana, no Porto, foi apresentada uma vasta programação para a abertura oficial das Comemorações do Centenário da República, da qual destacamos a evocação da Revolta que o Ateneu Comercial do Porto realizou. Podemos aqui ver algumas das fotografias dessa reconstituição.

O Regicídio de 1908

Foi no dia 1 de Fevereiro de 1908 que o Rei D. Carlos e o Príncipe Luís Filipe foram assassinados no Terreiro do Paço. Os autores materiais conhecidos do atentado foram dois republicanos, pertencentes à Carbonária, Alfredo Costa, professor do ensino particular, e Manuel Buíça, caixeiro do comércio. Morrem também no atentado, ficando os seus corpos nos Paços do Concelho, tendo sido, posteriormente, sepultados no Cemitério do Alto de S. João.

Faz hoje 102 anos sobre o Regicídio de 1908, o acontecimento que marcou o fim da monarquia portuguesa e, por isso, publicamos imagens e alguns recursos para explorar este tema da História de Portugal:

O Regicidio visto pelo rei D. Manuel II
(Quase 4 meses após o regicídio, o já então rei D. Manuel II, descreve a forma como viveu este trágico acontecimento, sob o título de "Notas absolutamente íntimas".)
Filme sobre o Regicídio