Visitas

28 de setembro de 2010

"Lendas", "Fábulas" e "Contos" na Biblioteca

A Biblioteca Escolar Paulo Estevens está a desenvolver um conjunto de actividades de apoio ao currículo com os alunos dos 7º e 8º anos e as professoras de Língua Portuguesa. As temáticas desenvolvidas são: "Lendas", "Fábulas" e "Contos Tradicionais".

Para além da apresentação de um powerpoint para apresentar e desenvolver cada temática, os alunos realizam várias actividades com recurso às TIC onde podem, por exemplo, ilustrar a “Lenda do Galo de Barcelos”, realizar a legendagem de imagens de modo a recontar uma fábula ouvida ou escolher um conto e reconhecer a estrutura da narrativa.


Para visualizar os powerpoints apresentados, clicar nos links:
"Fábulas de Ontem e Fábulas de Hoje"
"A Magia das Lendas na Biblioteca"
" Contos"
Para ouvir e/ou ler algumas fábulas e contos famosos, basta clicar nos links:

No Mundo das Fábulas

Contos de Charles Perrault

Contos dos Irmãos Grimm

Contos de Hans Christian Andersen

Conhecer Paris

Na passada semana, os alunos do 7º ano da disciplina de Francês I (iniciação) estiveram na Biblioteca para visionar o documentário "Cidades do Mundo: Paris" (Planeta DeAgostini) e realizaram algumas actividades de pesquisa de documentos disponíveis na Biblioteca e na Internet sobre a França.

Para conhecer alguns monumentos de Paris, basta clicar nos links:

"Contos Fora de Portas"

Recebemos, na Biblioteca Escolar Paulo Estevens, Mohamed M. Hammu um dos convidados das "Palavras Andarilhas" e os alunos do 2º ciclo deliciaram-se a ouvir as suas histórias de tradição oral que têm origem na cultura berbere.




As "Andarilhas" no nosso Agrupamento

"ESCOLA e FAMÍLIA na promoção da Leitura"



(Oficina de formação para professores com José Fanha)


13 de setembro de 2010

Ler + para VENCER

Neste primeiro dia de actividades escolares os alunos do 5ºano de escolaridade do nosso Agrupamento receberam os livros oferecidos pelo Plano Nacional de Leitura no âmbito do Projecto "Ler + para vencer". Foram realizadas várias sessões na Biblioteca com todas as turmas e respectivos professores acompanhantes. Com esta oferta pretendeu-se que a mudança de ciclo dos alunos ficasse associada ao livro e ao prazer da leitura.


De regresso...

Olá a todos!
Estamos de volta para mais um ano lectivo.
Com mais leituras, novas actividades, experiências e muitas aprendizagens.
Fica atento à tua Biblioteca!

Bom trabalho...