Visitas

30 de maio de 2011

Leituras do dia a dia na biblioteca escolar


Nesta actividade explorámos com os alunos do 1º ciclo as "leituras do dia a dia". Iniciámos a sessão semanal na biblioteca com uma pequena reflexão sobre tudo aquilo que lemos desde o momento em que nos levantamos
Ao longo do dia estamos sempre a ler e não são apenas os livros, revistas ou jornais mas também os símbolos, sinais, cartazes, receitas, títulos entre muitos outros... 

Depois de "despertar" para a importância da leitura no nosso quotidiano, os alunos tiveram oportunidade de ler diferentes documentos em formato papel e realizar vários exercícios de compreensão leitora a partir de textos disponíveis no Centro Virtual do Instituto Camões.  Para aceder basta clicar aqui

  

Jogos de Leitura na Biblioteca

Nas escolas da EB1 do Agrupamento, a Biblioteca desenvolveu na semana passada alguns jogos de leitura inspirados no banco de ideias da Casa da Leitura (Fundação Calouste Gulbenkian).
Através da leitura do texto "História do pai que subia pelas paredes" do livro "29 Histórias Disparatadas" ( de Ursula Wölfel), os alunos experimentaram várias formas de ler:


Terminadas as leituras, os alunos trocaram ideias sobre o texto e as formas de leitura experimentadas. No final, todos apontaram a posição de leitura preferida e concluíram que para ler  é importante haver concentração e estar confortável na posição que escolhemos.


Foi uma actividade bem diferente e muito divertida. 

23 de maio de 2011

TOONDOO - Banda desenhada na Biblioteca


Os alunos do 7º ano estiveram na biblioteca para explorar este site que permite criar  histórias online em  Banda Desenhada. Os professores bibliotecários desenvolveram esta actividade como forma de apoiar o currículo de Língua Portuguesa, o que permitiu aos alunos conhecer todas as funcionalidades desta aplicação, desenvolver competências na área das TIC e pôr em prática conhecimentos da disciplina. Na Biblioteca Digital disponibilizamos um tutorial desta actividade que podem aceder a partir daqui.


  

Concurso "Conta-nos uma história - Podcast na educação"

Os alunos da professora Isabel Palma, do Centro Escolar, ficaram em 3º lugar no concurso promovido pelo Ministério da Educação. Estiveram a concurso um total de 673 histórias e a história intitulada "Mamadou" ficou classificada em 3º lugar no formato vídeo, na categoria de 1º e 2º ano. Veja a notícia completa aqui:

11 de maio de 2011

Concurso "Leitor Sonhador" em Évora

Ontem, os alunos de 1º, 2º e 3º ano participaram na final do concurso "Um leitor é um sonhador" no auditório da DREA em Évora. Os vencedores foram as escolas do Alandroal (3º lugar), Arraiolos (2º lugar)e Vila Nova de Milfontes (1º lugar). Veja no minuto 24.24s a prestação da aluna Matilde Chinita da EB1 de São Matias:

4 de maio de 2011

Professores Bibliotecários em Moura

Os professores-bibliotecários do Agrupamento nº 1 de Beja (Santa Maria) estiveram hoje presentes no encontro regional de bibliotecas, intitulado "Leitores para a vida".
Este encontro realizou-se no âmbito da Feira do Livro de Moura. Os representantes do Agrupamento  apresentaram as seguintes comunicações:

-comunicação 1: implementação do Plano de Leitura do Agrupamento

-comunicação 2: exemplo de operacionalização do Plano de Leitura

3 de maio de 2011

Concurso Leitor Sonhador - 6º ano

Terminou hoje a 2ª eliminatória do concurso "Um leitor é sonhador". A aluna Sofia Piçarra, da turma A do 6º ano, irá a Évora no dia 19 de Maio representar a escola. Deixamos o video dos momentos de leitura:
Vencedora 6º ano

Video:



Watch live streaming video from bibliotecaagr1beja at livestream.com

2 de maio de 2011

Concurso Leitor Sonhador - 5º ano

O concurso continuou hoje com a participação dos concorrentes do 5º ano. A vencedora foi a aluna Ana Parrinha, da turma C do 5º ano, que representará a escola no dia 19 de Maio em Évora.
Ana Parrinha