Visitas

24 de setembro de 2013

PROJEÇÃO NA BIBLIOTECA

Os alunos CEV-3ºciclo assistiram na biblioteca ao filme Cavalo de Guerra de Steven Spielberg. O filme insere-se no contexto da 1ª guerra mundial, temática abordada no currículo da disciplina de História. Neste link - clique aqui - pode aceder a outros filmes sobre o mesmo assunto. Deixamos também uma extensa listas de outras obras que abordam outros períodos da história tais como guerras e revoluções ou a revolução industrial.
Para assisitir a Cavalo de Guerra on-line, clique aqui:


METAS EDUCAÇÃO LITERÁRIA

A  biblioteca actualizou o seu fundo documental  dos 1º, 2º e 3º ciclos com as mais recentes aquisições que contemplam as metas curriculares da Educação para a Literatura. O documento aqui apresentado permite aceder gratuitamente a muitas das obras em formato digital ou requisitar nas bibliotecas do agrupamento os títulos disponíveis. Basta clicar no título para aceder a uma versão on-line. Para descarregar o documento em pdf, clique aqui.



23 de setembro de 2013

MÊS DA BIBLIOTECA ESCOLAR

Comemora-se em setembro o mês internacional das bibliotecas escolares. Para o efeito, convidámos as turmas de 4º ano e de 5º ano para uma visita à biblioteca da EBI de Santa Maria de  modo a que estes novos utilizadores fiquem a conhecer as regras de utilização dos recursos existentes assim como o funcionamento do espaço. Este ano, o lema associado às comemorações é, bibliotecas escolares: uma porta para a vida. Vamos todos fazer com que esta porta se abra muitas vezes. Deixamos aqui o link para o guia do utilizador e o calendário das sessões agendadas.


19 de setembro de 2013

METAS 4º ANO

Divulgamos uma obra de António Manuel Couto Viana (1923-2010), incluída na lista de obras e textos para a educação literária do 4º ano de escolaridade. O autor nasceu em Viana do Castelo e distinguiu-se pela sua participação constante no mundo das letras como poeta, dramaturgo, actor, encenador, tradutor e empresário teatral. Versos de cacaracá é uma obra constituída por um conjunto de poemas sobre as cores, os dias da semana, as estações do ano, entre outros. Deixamos o livro em formato e-book e na versão aqui abaixo.



4 de setembro de 2013

CALENDÁRIO 2013-2014

Após uma férias bem merecidas, regressamos para mais um ano letivo com uma biblioteca cada vez mais empenhada na promoção da leitura, do apoio ao currículo, de projetos diversos para os quais contamos com a participação de todos. O lema deste ano, por sugestão da RBE, exprime-se da seguinte forma: aprender com a biblioteca escolar. Vamos todos fazer com que as nossas bibliotecas sejam efetivamente lugares de aprendizagem de onde alunos, professores, e toda a comunidade educativa, saiam mais enriquecidos. Neste ínício de ano, deixamos o documento mais importante que nos serve de orientação. O calendário escolar que pode ser descarregado aqui.