Visitas

26 de janeiro de 2016

EXPOSIÇÃO SOBRE O HOLOCAUSTO

Encontra-se disponível no espaço da biblioteca uma exposição sobre o holocausto. Em todo o mundo, comemora-se o dia do holocausto no dia 27 de janeiro.


19 de janeiro de 2016

LITERACIAS NA BIBLIOTECA DE SANTA MARIA

Divulgamos as mais recentes atividades realizadas na biblioteca:

4º anos: os alunos elaboraram várias bibliografias quer em suporte papel quer digital, desenvolvendo várias competências, nomeadamente nas TIC;
 

 6º anos: atelier de escrita criativa sobre o tema "diálogos", em que a partir de uma história contada apenas com imagens os alunos foram desafiados a escrever as falas das personagens;

9º anos: realizaram uma visita à exposição "Camões e o seu tempo" preenchendo um guião de observação;







12 de janeiro de 2016

CAVALEIRO DA DINAMARCA

A biblioteca encontra-se a apresentar a obra o Cavaleiro da Dinamarca para as turmas de 7º ano. Após a apresentação os alunos são convidados a comentar neste blogue a seguinte afirmação:

"O cavaleiro nunca devia ter deixado a sua família na época do Natal."

PROJEÇÃO DO FILME CAMÕES

A biblioteca, de forma a apoiar o currículo da disciplina de língua portuguesa, tem vindo a projetar o filme Camões, de Leitão de Barros, para os alunos de 9º ano e do CEV 3.2. O filme pode ser visualizado diretamente online. Apesar de ser um filme datado, a preto a branco, sem grandes efeitos especiais que caracterizam os filmes de Hollywood, os alunos têm apreciado este filme que retrata uma época que eles desconheciam.


8 de janeiro de 2016

ROMANIZAÇÃO DA PENÍNSULA IBÉRICA

Os alunos de 5º ano estão a realizar, com a orientação da biblioteca, um trabalho baseado no modelo de pesquisa big6. O trabalho, sobre a romanização da península ibérica, pretende que os alunos desenvolvam várias capacidades, nomeadamente saber pesquisar na internet, realizar tratamento de imagem, desenvolver diferentes literacias como a visual, das TIC e da leitura. Deixamos o modelo de trabalho que pode ser acedido - aqui:

7 de janeiro de 2016

VENCEDOR DO CONCURSO



Daniel Spencer Martins, aluno do 4ºB (sala da professora Filomena Serra) venceu o concurso promovido pela biblioteca, intitulado"Como é que se escreve". Para além do diploma de participação, também recebeu o livro " Missão impossível" de Ana Maria Magalhães/Isabel Alçada.