Visitas

23 de fevereiro de 2017

ALMEIDA GARRETT NA BIBLIOTECA

Os alunos do 8ºB assistiram na biblioteca à projeção da peça "Falar verdade a mentir" de Almeida Garrett. Trata-se de uma peça escrita em 1845 e conta a história da filha de um burguês, Amália, e da sua serva, Joaquina, que se vão casar com Duarte Guedes e José Félix. Mas Duarte, o noivo de Amália, é um mentiroso compulsivo, o que acaba por criar algumas situações embaraçosas para os intervenientes.



22 de fevereiro de 2017

LITERACIAS NA BIBLIOTECA

Desenvolvemos com as turmas de 4º ano uma atividade intitulada "Como fazer uma bibliografia?". Os alunos assistiram em 1º lugar a uma pequena apresentação em que se explicou o processo da construção de uma referência bibliográfica. De seguida, dirigiram-se aos computadores onde puderam aplicar o modelo que lhes foi disponibilizado, tendo construído no word a bibliografia de 3 documentos do fundo documental da biblioteca. Deixamos a a apresentação realizada - clique aqui .




MIÚDOS A VOTOS

Realizou-se na passada segunda-feira a eleição do melhor livro de 3º ano. Todos os alunos de 1º ciclo do Centro Escolar deslocaram-se à biblioteca da EB de Santa Maria onde receberam um boletim de voto para escolher entre os 3 livros candidatos. Em 1º lugar, ficou o livro "Os primos e a bruxa Cartucha" em 2º lugar "Abada de Histórias" e em 3º lugar " Frederico". Recordamos que se tratou de uma atividade formativa e não competitiva, que permitiu aos alunos contactarem com o processo inerente a eleições, nomeadamente ao nível da campanha realizada, com cartazes, autocolantes, apresentações das obras, até à votação final.

13 de fevereiro de 2017

DIA DE SÃO VALENTIM

Para comemorar o dia dos namorados a biblioteca montou uma exposição e apresentou histórias de amor famosas como as de Romeu e Julieta ou Cleópatra e Marco António. Também propôs aos alunos uma sessão de leitura e que experimentassem a calculadora do amor que pode ser acedida - aqui.

 

10 de fevereiro de 2017

POESIA CRIATIVA

As turmas de 6º ano têm vindo a realizar ateliers de escrita criativa sobre a temática da poesia. Deixamos textos construídos em conjunto com as turmas 6º C e 6º B.

TERNURA DE MÃE

Pastor, pastorinho
A mãe negra embala o filho

A zebra quis
Café com pão
Nas ruas da feira

Pastor, pastorinho
A mãe negra embala o filho

Pescador vindo do largo
No plaino abandonado

Vejam o burro camaradas
Diz o galo

Pastor, pastorinho
A mãe negra embala o filho



GENTES ESTRANHAS

Diz o galo
Café com pão
De manhã bem cedo

Não sei falta-me um tacto
Nunca mais
Eu sou o que no mundo anda perdido

Café com pão
De manhã bem cedo

Pescador vindo do largo
Farto de sol e de areia
Vejam o burro camaradas

Gentes estranhas
Diz o galo

9 de fevereiro de 2017

A PSP NA BIBLIOTECA

Os agentes da Escola Segura realizaram uma sessão de esclarecimento sobre os perigos da internet. Através da apresentação de pequenos videos, alertaram os alunos para o perigo de descarregar determinadas apps que se apresentam como gratuitas mas que têm um custo associado sem que o utilizador se aperceba. Foi sem dúvida uma sessão muito participada e que muito elucidou os jovens sobre ferramentas que eles utilizam todos os dias, e nem sempre da melhor forma.


8 de fevereiro de 2017

ATIVIDADES NA BIBLIOTECA

Depois da feira do Livro de dezembro, em janeiro e fevereiro temos uma mão cheia de atividades na biblioteca.
Retomámos os ateliers de escrita criativa; demos início a atividades de apoio onde se pretendia desenvolver o currículo baseado no método de pesquisa big 6; participámos nos concursos SIC Esperança - Violência no namoro e Conta-nos uma história - Podcast na educação; montámos exposições sobre Os Romanos, a presença dos Muçulmanos na Península Ibérica, Camões e o seu tempo; projetámos um filme sobre Camões e realizámos uma encenação do Auto da barca do Inferno com as turmas de 9º ano.

Continuem a usar a biblioteca e a descodificar o vosso mundo com a nossa ajuda!!!!

7 de fevereiro de 2017

CONCURSO "COMO É QUE SE ESCREVE"

Maria Simões André Guerreiro, da turma B do 5º ano, foi a grande vencedora do concurso de escrita promovido pela biblioteca. A aluna escreveu corretamente a expressão "fim de semana" e aplicou-a da melhor forma na seguinte frase que inventou. A aluna recebeu um diploma de 1º lugar e o livro "Missão Impossível".

"Quem me dera já ser fim de semana!"