Em várias sessões de promoção da leitura, a Biblioteca Escolar apresentou, nas escolas do Agrupamento, o livro: "Mister Corvo", um conto original turco adaptado por Luísa Morandeira, da OQO Editora (2006).TRABALHO DA TURMA 22 (EB1 de Baleizão)
TRABALHO DA TURMA 23 (EB1 de Baleizão)
"O corvo cansado de correr mundo, bateu à porta de uma velhinha e pediu-lhe que guardasse a flauta até ao dia seguinte. Passaram três dias e a velha resolveu aprender a tocar flauta com a professora Amélia. A professora que ainda era mais velha e não via quase nada, sentou-se em cima da flauta e esta desfez-se em mil bocados. Mister corvo apareceu à porta e pediu a sua flauta. A velha respondeu:- Partiu-se!
O corvo grasnou bem alto, pedindo: ou a flauta ou uma namorada, ou a flauta ou uma namorada.
A velha foi ao armazém, pegou numa gaiola velha, fez uma ave com jornais velhos e pintou-os de preto. Chegou ao pé do corvo e entregou-lhe a “namorada”… O corvo sem perceber nada, levou a gaiola para as montanhas. De repente, surgiu uma tempestade e começou a chover muito. A tinta desapareceu e os jornais ficaram ensopados em água. O corvo, ao ver que tinha sido enganado, ficou muito triste e resolveu ir à procura de uma namorada verdadeira no bosque encantado.
Passados quinze dias, já farto de esperar, o corvo viu em cima de uma árvore um lindo corvo - fêmea. Ao primeiro olhar, ficaram apaixonados e diz-se que ainda hoje lá vivem no seu ninho."
TRABALHO DA TURMA 25 (EB1 de São Matias)TRABALHO DA TURMA 25 DA EB1 DE SÃO MATIAS
"Um dia o corvo decidiu que já não queria tocar flauta. Então, foi a uma loja e o corvo disse:
- Senhorita, senhorita pode guardar-me esta flautita?
E prometeu voltar no dia seguinte. Passaram 1,2,3 dias e o corvo não apareceu. A senhora tanto tocou que a flauta partiu-se. Depois o corvo foi buscar a flauta mas a senhora disse: Partiu-se!
E o corvo começou a gritar:
- "Grã, grã… ou a flauta ou o cachecol".
A senhora já não ouvia o corvo e deu-lhe o cachecol".





