Visitas

28 de março de 2017

AS ELEIÇÕES NO ESTADO NOVO

Os alunos do professor Luís Alves realizaram, com o apoio da biblioteca,  uma votação  para eleger um dos candidatos à presidência da república durante o período do Estado Novo.  Após a leitura dos discursos de ambos os candidatos, Américo Tomás e o general Humberto Delgado, procedeu-se à simulação com boletins de voto e uma urna construída para o efeito. Foi sem dúvida uma maneira diferente de abordar o currículo da disciplina de História que muito agradou aos jovens alunos.



27 de março de 2017

MANUELA RIBEIRO

A escritora Manuela Ribeiro apresentou as suas obras na biblioteca do Centro Escolar, para os meninos do pré-escolar, e na biblioteca de Santa Maria para os alunos de 4º ano. Foram momentos divertidos em torno das suas personagens, a coleção Miguel e Ricardo, que muito entusiasmaram os jovens leitores. Não faltaram histórias para contar,  perguntas da plateia, e até sessão de autógrafos. Esta atividade inseriu-se na programação da Semana da Leitura que está a decorrer durante o mês de março em todas as bibliotecas do Agrupamento.




22 de março de 2017

VENCEDORES ORTOGRAFIA

Já estamos em condições de divulgar os vencedores do campeonato de ortografia. Foi sem dúvida uma prova muito participada e em que todos os alunos puseram à prova as suas capacidades para resolver questões relacionadas com a ortografia. A prova realizou-se para os anos terminais de ciclo, 4º e 6º ano.


- 4º A (profª. Anjos Oliveira) - Matilde Cruz – 90 pontos
- 6º A (profª.Isabel Lourenço) - Rodrigo Rosa – 95 pontos


16 de março de 2017

O RENASCIMENTO

Os alunos de 8º ano desenvolveram um trabalho sobre o Renascimento monitorizado pela biblioteca. Para o efeito, foi criada uma aplicação informática baseada no modelo de pesquisa big 6, em que os alunos construíram o seu próprio saber através de pesquisas orientadas na internet. Deixamos um dos trabalhos realizados.


14 de março de 2017

DESENHAR NA NET

Os alunos de 8º ano realizaram uma atividade de articulação, curricular entre E.V. e língua Portuguesa, monitorizada pela biblioteca. Foi apresentada uma aplicação da web 2.0 que permite desenhar rostos na internet. Os alunos puderam assim, para além de um autorretrato, compor, a partir da leitura de textos das metas curriculares a imagem de "Bocage" e da escrava "Bárbara" que aparece na obra de Camões. Deixamos alguns trabalhos e o link para a atividade: clique aqui



LITERACIA 3D - FASE 2

Decorreu na última 4ª feira a segunda fase do concurso Literacia 3D promovido pela Porto Editora. Os nossos 3 representantes marcaram presença na escola Mário Beirão onde puderam realizar as suas prestações nas seguintes áreas: leitura, matemática, e ciências. Estiveram presentes finalistas de várias escolas como Barrancos, Moura, Odemira entre outras. Os participantes receberam um livro.


9 de março de 2017

PROJEÇÃO NA BIBLIOTECA

Os alunos da turma 8ºB assistiram à projeção do documentário "Home - a nossa casa". Trata-se de um filme sobre o nosso planeta, de alto valor artístico, com imagens visualmente muito impactantes que retrata os ataques ao meio ambiente. É um documentário lançado em 2009, produzido pelo jornalista, fotógrafo e ambientalista francês Yann Arthus-Bertrand. O filme é inteiramente composto de imagens aéreas de vários lugares da Terra. Mostra-nos a diversidade da vida no planeta e como a humanidade está ameaçando o equilíbrio ecológico.


8 de março de 2017

CAMPEONATO DE ORTOGRAFIA

Começou hoje a 1ª fase do campeonato de ortografia, com as turmas de 4º ano. As provas são fornecidas e corrigidas pela equipa da biblioteca. A prova pretende, numa perspetiva formativa, promover o conhecimento das regras de ortografia, incentivando os alunos a redigir corretamente, através de uma competição saudável. É constituída por exercícios variados de enriquecimento vocabular, de uso de acentos, de sinais auxiliares de escrita e de flexão verbal e nominal. Incluirá itens de escolha múltipla, de caça ao erro e de preenchimento de textos lacunares.