Visitas

27 de outubro de 2009

Dia das Bruxas - 31 de Outubro

Embora toda a gente pense que esta festa nasceu na América, onde as crianças saiem à rua mascaradas de fantasmas, bruxas e morcegos, à procura de rebuçados e chocolates - as origens deste dia têm mais de 2500 anos e encontram-se, na Europa, nas antigas tribos Celtas que viviam na Irlanda e na Escócia. Para os Celtas, o dia 1 de Novembro marcava o início do Ano Novo e a chegada do Inverno.

Nesta comemoração os Celtas acreditavam que as almas dos seus entes queridos mortos, vagavam por todo o ambiente, incluindo também os fantasmas e as bruxas. A fim de espantar os espíritos considerados maus, eles usavam máscaras, faziam pequenas fogueiras e esculpiam um nabo (naquela época utilizavam o nabo no lugar da abóbora) colocando no mesmo uma chama.

A comemoração do Dia das Bruxas é o resultado da colagem, ao longo dos tempos, de costumes e tradições. O nome Halloween é uma abreviatura do inglês "All Hallows Eve" e é comemorado na madrugada de 31 de Outubro para 1 de Novembro.
Diz-se que as bruxas andam à solta nessa madrugada mas segundo parece não vêm sozinhas... a fazer-lhe companhia costumam estar gatos pretos, morcegos e lanternas, alguns dos símbolos do Halloween.

Conheces o significado desses e de outros símbolos do Halloween? No sítio Site Júnior podes encontrar mais informações sobre este dia.


Procura aqui saber a história de Jack o’ Lantern e da tradição das abóboras.

Deixamos-te também um pequeno vídeo assustador (aqui) e algumas receitas de Halloween bem deliciosas... Dicas para festas... desenhos para colorir... e alguns jogos e livros que podes encontrar na tua biblioteca:

E não te esqueças de participar, na sexta-feira (dia30), no desfile e no concurso de máscaras de Halloween que a escola está a organizar.

Sem comentários:

Enviar um comentário