Visitas

4 de janeiro de 2010

Lembrar... Sir Isaac Newton

Hoje assinalamos o nascimento de um cientista. No dia 4 de Janeiro de 1643 (quase um ano depois da morte de Galileu), em Woolsthorpe, Lincolnshire (Inglaterra) nasceu Isaac Newton.
A sua obra, Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, é considerada uma das mais importantes na História da Ciência. As suas descobertas e estudos são muito vastos na área da matemática, física, da astronomia e da mecânica. Mas Newton é sempre lembrado pela lei da gravitação universal. Mito ou não, a história da queda da maçã foi a oportunidade para que o cientista investigasse mais sobre as leis da gravidade.
Foi armado cavaleiro (Sir) pela rainha Ana em 1705, tendo sido o primeiro cientista a receber esta honra. Faleceu no dia 20 de Março de 1727 em Kensington, Middlesex e foi sepultado na Abadia de Westminster.

Reza a lenda que ao avaliar a sua carreira científica, Isaac Newton terá dito certa vez: "Tenho a impressão de ter sido uma criança a brincar à beira-mar, divertindo-me a descobrir uma pedrinha mais lisa ou uma concha mais bonita que as outras, enquanto o imenso oceano da verdade continuou misterioso diante dos meus olhos".
[in, http://www.ccvalg.pt/astronomia/historia/isaac_newton.html


Na Biblioteca podes encontrar alguns livros para aprofundar os teus conhecimentos sobre este cientista:

Sem comentários:

Enviar um comentário