Visitas

31 de janeiro de 2010

Exposição: A Revolta de 31 de Janeiro de 1891

No âmbito das Comemorações do Centenário da República, a Biblioteca Escolar do Agrupamento assinala mais um aniversário daquela que foi a primeira tentativa de implantar a República em Portugal: a Revolta de 31 de Janeiro de 1891, no Porto.

Apesar de fracassada, esta revolução teve um papel muito importante na História de Portugal e, por isso, nunca é demais lembrar os acontecimentos e os seus protagonistas através da exposição que está patente na escola sede do Agrupamento , de um folheto que aqui publicamos e de uma apresentação sobre a temática.

30 de janeiro de 2010

Hora do conto ... nas Bibliotecas do Agrupamento

Era uma vez a mosca fosca que vivia num bosque distante. Farta de zunir, de dar voltas sem parar, decidiu fazer uma casa para morar...
Fez um bolo de amoras, cujo cheirinho atraiu sete estranhos animais. Não havia mais lugar e no entanto...

A história "A Casa da Mosca Fosca" de Eva Mejuto e Sergio Mora (Kalandraka)foi a escolha para esta semana.
Este conto é uma adaptação realizada a partir de um conto popular russo. As diferentes personagens permitem fazer alguns jogos muito divertidos com os números e os tamanhos, as rimas, repetições e ritmos. Para contar esta história, contámos com a participação de todos os alunos que se divertiram bastante com os fantoches das várias personagens da história. Deixamos algumas imagens desses momentos com as crianças do Pré-escolar de São Matias.


28 de janeiro de 2010

Big 6 nas bibliotecas do Agrupamento

O modelo de pesquisa Big 6 foi apresentado nas Bibliotecas do Agrupamento. Trata-se de um método de pesquisa da informação desenvolvido em 6 etapas e que permite a realização dos trabalhos de projecto das diversas áreas. Partindo da identificação da questão inicial, ou seja o que é que se pretende saber, o modelo vai desenvolvendo sucessivos passos até à produção do trabalho final.O modelo Big 6 encontra-se disponível na biblioteca digital do Agrupamento, em M@ybiblio. Deixamos algumas fotografias que ilustram a aplicação do modelo Big 6 tiradas durante a realização da actividade nas Bibliotecas das Escolas EB1 de São Matias e das Neves.


20 de janeiro de 2010

Concurso - "Conta-nos uma história"

O concurso “Conta-nos uma história!” é uma iniciativa promovida pelo Plano Tecnológico da Educação (PTE), através da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e do Plano Nacional de Leitura (PNL).
Este concurso consiste na produção colaborativa ou no reconto de histórias já existentes (por exemplo, contos, fábulas, parábolas, mitos ou lendas). Pretende fomentar a dinamização de projectos desenvolvidos pelas escolas de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico que incentivem a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente tecnologias de gravação digital áudio.

A candidatura é feita on-line, através do preenchimento de um formulário em http://www.erte.dgidc.min-edu.pt/index.php?section=293 até ao dia 15 de Fevereiro de 2010.

Para mais esclarecimentos, poderão consultar o regulamento no site de apoio ou contactar os professores bibliotecários do Agrupamento.

Brincar com tradição

A biblioteca escolar disponibiliza mais um recurso de apoio ao currículo para professores e alunos sobre jogos tradicionais para crianças, da autoria de Patrícia Pereira, editado pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel.



Boas Leituras e bom trabalho!

19 de janeiro de 2010

A Biblioteca Escolar no ISSUU

O Issuu é um recurso que transforma arquivos pdf num livro em flash. Como outros recursos da web 2.0, além de carregar os arquivos, é possí­vel partilhar, comentar e inserir a sua visualização em blogues e sites.
A nossa Biblioteca já aderiu a este novo conceito de partilha de livros, páginas, fotos e textos. Utilizamos este recurso para publicar documentos como, por exemplo, livros ou outros recursos de apoio ao currículo que todos podem consultar em : www.issuu.com/biblioteca.agr1beja
Como fazer para publicar no Issuu?
O princípio é simples: cria-se um pdf e depois descarrega-se no Issuu que, por sua vez, cria um código html, que permite que o pdf seja publicado em blogues e sítios. Os leitores podem depois ‘folhear’ este pdf como um livro real.
Agora é só experimentar!

O nosso Agrupamento no mapa de Blogues das Bibliotecas Escolares Portuguesas

Os professores da Biblioteca Escolar de Vilarinho do Bairro tiveram uma excelente ideia: "construir" um mapa de blogues das bibliotecas escolares portuguesas. O trabalho deve ter sido muito exaustivo mas valeu a pena porque agora é possível encontrar com facilidade qualquer blogue das bibliotecas escolares do nosso país e descobrir todo o trabalho que nelas se desenvolve. Para aceder ao sítio onde está alojado este mapa, basta clicar aqui.

14 de janeiro de 2010

Mais duas publicações para NEE

Disponibilizamos mais duas publicações adaptadas ao sistema gráfico de comunicação internacional – SPC – Símbolos Pictográficos de Comunicação (Mayer-Johnson).

Livro original: Dez Amigos
Autora: Inés Rosales e Elena Odriozola
Adaptação: Angélica Rosado, Inês Teixeira e Mariana Matos



Livro original: Quando a mãe grita
Autor: Jutta Bauer
Adaptação: Teresa Baldaque e Carla Dantas



11 de janeiro de 2010

Faz hoje cem anos que...

No âmbito das Comemorações do Centenário da República, começamos hoje a publicar no nosso blogue o post "Faz hoje cem anos que...". As notícias aqui publicadas estão disponíveis no sítio oficial das comemorações: http://www.centenariorepublica.pt/
Em 11 de Janeiro de 1910...

Num artigo publicado no Jornal O Século, o médico Jorge Cid alertou os leitores para os perigos em que incorrem as mulheres ao usar espartilhos apertados em demasia. “Pela compressão permanente do tórax e pelo excesso de trabalho que impõem à parte superior dos pulmões, é uma causa de enfisema vesicular, de diversas doenças sérias do peito e, em particular, de tuberculose”.
O espartilho “comprime o estômago e o baço, abaixa o fígado, empurra a massa dos intestinos para a pequena bacia, origina a deslocação dos rins e, nos períodos de congestão fisiológica, faz nos órgãos genitais internos uma compressão nociva, vicia-lhes muitas vezes a posição, donde resultam doenças que exigem operações melindrosas, e donde também pode resultar a esterilidade da mulher. Vejam como este engenho de Gilette pode ser um perigo social!”
Jorge Cid criticou ainda o rumo e tendências de uma moda em que apenas as magras pareciam triunfar.
“O espartilho tem a pretensão de realizar o seguinte: levantar a parte superior do peito, adelgaçar a cintura e as ancas e endireitar o busto. O seu papel deve ser o de suporte – ser uma cinta larga e elástica e nunca uma couraça. Deve servir de ponto de apoio às restantes peças de vestuário, sem comprimir, deslocar e provocar deformidades.
É absurdo querer dar ao corpo humano formas artificiais.”
Fonte: O Século nº 10 0485, 11 de Janeiro de 1910, p. 2.

Tintim "nasceu" a 10 de Janeiro de 1929...

As aventuras de fantasia, mistério e espionagem de Tintin surgiram há 81 anos num suplemento do Le Vingtième Siècle dedicado aos mais jovens. A personagem principal das aventuras ilustradas na obra de Georges Prosper Remi, mais conhecido por Hergé, esteve ontem de parabéns.

Para assinalar este dia deixamos algumas das interpretações desta personagem e de Milou, o seu inseparável companheiro de aventuras.


Procura as suas aventuras em banda desenhada que existem na tua biblioteca e diverte-te...

6 de janeiro de 2010

Os Reis Magos... na ilustração

A ilustração é uma parte muito importante do livro. São inúmeros os ilustradores que publicam os seus trabalhos na blogosfera. Encontrámos um blogue com trabalhos de vários ilustradores e sobre temas diversos. Publicamos aqui algumas ilustrações em que os Reis Magos são o tema principal e ... feliz Dia de Reis!

Outra publicação para alunos NEE

À semelhança da colecção Makakinhos, da editora Kalandraka, esta publicação "O Pássaro da Alma" utiliza também o sistema gráfico de comunicação internacional – SPC – Símbolos Pictográficos de Comunicação (Mayer-Johnson), com imagens (pictogramas) muito simples, que acompanham a palavra escrita. Este sistema tornar possível a leitura de crianças com necessidades educativas especiais e dar-lhes ferramentas a partir das quais podem desenvolver as faculdades de imaginação e fantasia.


4 de janeiro de 2010

Lembrar... Sir Isaac Newton

Hoje assinalamos o nascimento de um cientista. No dia 4 de Janeiro de 1643 (quase um ano depois da morte de Galileu), em Woolsthorpe, Lincolnshire (Inglaterra) nasceu Isaac Newton.
A sua obra, Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, é considerada uma das mais importantes na História da Ciência. As suas descobertas e estudos são muito vastos na área da matemática, física, da astronomia e da mecânica. Mas Newton é sempre lembrado pela lei da gravitação universal. Mito ou não, a história da queda da maçã foi a oportunidade para que o cientista investigasse mais sobre as leis da gravidade.
Foi armado cavaleiro (Sir) pela rainha Ana em 1705, tendo sido o primeiro cientista a receber esta honra. Faleceu no dia 20 de Março de 1727 em Kensington, Middlesex e foi sepultado na Abadia de Westminster.

Reza a lenda que ao avaliar a sua carreira científica, Isaac Newton terá dito certa vez: "Tenho a impressão de ter sido uma criança a brincar à beira-mar, divertindo-me a descobrir uma pedrinha mais lisa ou uma concha mais bonita que as outras, enquanto o imenso oceano da verdade continuou misterioso diante dos meus olhos".
[in, http://www.ccvalg.pt/astronomia/historia/isaac_newton.html


Na Biblioteca podes encontrar alguns livros para aprofundar os teus conhecimentos sobre este cientista: