Visitas

22 de março de 2011

Colóquio "1º voto feminino em Portugal"

No âmbito das comemorações do centenário da República, realizou-se hoje na Biblioteca Escolar Paulo Estevens o colóquio sobre o tema "1º voto feminino em Portugal", que contou com a presença de historiadora Alice Samara, doutoranda e investigadora do Instituto de História Contemporânea, sendo a sua área de estudo a história política da I ª República Portuguesa.

Neste colóquio Alice Samara colocou em evidencia as histórias de vida de mulheres que nos alvores da República falaram mais alto em defesa da sua emancipação, nomeadamente, Carolina Beatriz Ângelo, a primeira mulher a exercer o direito de voto nas eleições de 1911.

A historiadora referiu que o voto depositado nas urnas para as eleições da Assembleia Constituinte nesse ano pela médica e fundadora da Associação de Propaganda Feminista, Carolina Beatriz Ângelo, constitui um episódio exemplar de luta pela cidadania e pela emancipação da situação das mulheres em Portugal, numa altura em que o direito de voto era reconhecido apenas a "cidadãos portugueses com mais de 21 anos, que soubessem ler e escrever e fossem chefes de família".


Invocando a sua qualidade de chefe de família, uma vez que era viúva e mãe, Carolina Beatriz Ângelo conseguiu (há 100 anos atrás) que um tribunal lhe reconhecesse o direito a votar com base no sentido do plural da expressão ‘cidadãos portugueses’ que se refere, ao mesmo tempo, a homens e a mulheres. Como consequência do seu acto, e para evitar que tal exemplo pudesse ser repetido, a lei foi alterada no ano seguinte, com a especificação de que apenas os chefes de família do sexo masculino poderiam votar.
Para conhecer a vida desta médica e sufragista basta aceder à revista Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher, nº11 (FE.CEM-UNL), cujo link disponibilizamos aqui.

Integrada nesta actividade esteve patente uma exposição alusiva ao tema do colóquio, organizado pelo Departamento de Ciências Sociais e Humanas.

Sem comentários:

Enviar um comentário