Visitas

15 de fevereiro de 2011

"Hora do conto" nas bibliotecas do Agrupamento

Durante o mês de Janeiro várias turmas assistiram à leitura da obra: "Chocolata" escrita por Marisa Nunez e ilustrada por Helga Banch.
Alguns objectos marcaram o início da actividade: a tolha, o estojo de beleza, o gel de banho e o champô. Depois de explorar esses objectos, avançámos para a análise da capa para perceber o porquê do nome da história e, por fim, a leitura. O entusiasmo foi grande durante a leitura desta narrativa protagonizada por Chocolata, um hipopótamo fêmea, que decide experimentar uma casa de banhos que acabara de abrir na cidade.
No final, a maior surpresa... a descoberta de outra personagem: um pica-boi que está sempre presente e que conta a sua história, em paralelo com a da Chocolata, só através das imagens. Através de uma observação “mais atenta” das imagens, os alunos ouviram contar as peripécias deste pássaro que volta da cidade acompanhado pela Chocolata e não só…

Os alunos tiveram também oportunidade de observar imagens reais e descobrir algumas curiosidades sobre os dois animais, as personagens principais desta história.

Após a leitura e exploração da história, a biblioteca propôs aos alunos a realização de algumas actividades na sala de aula, tais como o reconto, a ilustração dos momentos mais significativos ou a realização de um livro digital com as aventuras do pica-boi.

Hoje publicamos os trabalhos realizados pelas crianças do JI de Baleizão e do JI de São Matias.






Sem comentários:

Enviar um comentário