Visitas

20 de março de 2010

O Dia da Árvore e a 1ª República

Sabias que...

... a implantação da República a 5 de Outubro de 1910 trouxe à sociedade portuguesa um conjunto de novos valores e símbolos em que se destaca o culto da árvore ?
E que este culto se associa a outros valores centrais do republicanismo como a fraternidade, a educação e o culto da pátria?


O culto da árvore durante a 1ª República associou-se à realização de manifestações cívico-pedagógicas que eram chamadas: Festas da Árvore.

As primeiras Festas da Árvore iniciaram-se em Portugal na fase final da Monarquia por iniciativa de organizações republicanas.
A primeira destas Festas realizou-se no Seixal, em 1907, por iniciativa da Liga Nacional de Instrução mas será, entre 1912 e 1915, que as festas da Árvore foram fortemente impulsionadas pelo jornal Século Agrícola, com especial relevo para a que se realizou na Amadora, em 1913.
[in Árvore do Centenário]

Queres conhecer melhor a história do dia da árvore? Não deixes de consultar o recurso que aqui publicamos sobre esta temática.
Podes também recorrer ao site A Árvore do Centenário onde podes encontrar o programa oficial da comemorações, uma galeria de imagens, publicações digitais e textos literários sobre o tema.


Sem comentários:

Enviar um comentário